21 de setembro: dia de celebrar a inclusão da pessoa com deficiência

21 de setembro: dia de celebrar a inclusão da pessoa com deficiência

Desde 2005 o Brasil dedica o 21 de setembro, que também marca o início da Primavera, ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. A data ajuda a reforçar a luta diária pela inclusão que a AME promove na sociedade brasileira há mais de 30 anos e a combater o preconceito em todas as suas esferas.

Ao longo dessas três décadas de existência, a AME sempre acompanhou a mobilização das pessoas com deficiência pelo reconhecimento de direitos inerentes à cidadania e a equiparação de oportunidades de participação social. “Nosso propósito sempre foi o de contribuir para a construção de ambientes sociais inclusivos”, diz José Araújo Neto, fundador e presidente da AME.

A inclusão no Brasil cresce a cada dia, mas o preconceito ainda existe e o combate a ele também é diário. Então, o que vale neste momento é comemorarmos as conquistas, como essa ocorrida recentemente pelo esforço da ONG Movimento Down, que conseguiu que o governo aprovasse a isenção de imposto de importação de medicamentos e produtos como próteses, teclados adaptados e outros dispositivos de acessibilidade para computadores. De acordo com dado do IBGE, a medida pode favorecer mais de 45 milhões de brasileiros que possuem algum tipo de deficiência.

As redes sociais também estão aí para ajudar a quebrar barreiras. Aqui, destacamos alguns influenciadores do Instagram: @marianatorquato, @ivanbaronn, @historiadecegos, com Marcos Lima, que também traz vídeos divertidos no YouTube .

Se tiver alguma dica, escreva para nós!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Skip to content
Close Bitnami banner
Bitnami