A Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) celebra 72 anos com uma inovação no tema da inclusão digital: é o primeiro site do Brasil com atendimento humano online 24×7 para pessoas surdas. A inciativa de contratar o ICOM, a central de tradução simultânea de Libras da AME, visa incentivar outras entidades, agências e marcas a adotarem práticas inclusivas.
“Nos últimos anos, a ABAP vinha apoiando diversas iniciativas para a inclusão digital como Movimento Web Para Todos do W3C Brasil, o Selo de Acessibilidade Digital da Prefeitura de São Paulo e o Prêmio WSA Brasil, mas nós mesmos não tínhamos nosso próprio site acessível. O planejamento do novo site nasceu desde o início com o propósito de ser adequado para pessoas com deficiência. Até mesmo a escolha da cor predominante no site (amarelo) foi escolhida pensando nas cerca de 8 milhões de pessoas daltônicas no país”, diz Alexandre Gibotti, diretor-executivo da Abap.
Segundo Gibotti, a solução de atendimento humano online, fornecida pelo ICOM, pode ser facilmente absorvido por qualquer marca ou empresa. “Na celebração dos 72 anos, a Abap renova seu compromisso com a diversidade e a inclusão digital, ajudando a conscientizar todo o mercado sobre a importância dessas ações práticas”, acrescenta Gibotti.
“Ao inserir em seu site a mais avançada ferramenta disponível para falar com a pessoa surda, a ABAP vira vitrine e mostra aos associados e ao mercado não apenas como se tornar acessível e inclusivo, mas, principalmente, reitera seu respeito à diversidade humana”, diz Cid Torquato, presidente do ICOM e ex-secretário municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo.
Criada em 1949, a ABAP defende os interesses de agências brasileiras associadas à indústria de comunicação. Ao longo dessa trajetória, registrou protagonismos nos principais eventos do setor: inspirou a Lei 4680/65, conhecida como Lei da Propaganda; contribuiu para a aprovação da Lei 12.232, que regulamenta os critérios para licitações públicas; e colaborou na construção do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), do Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP) e do Instituto Verificador de Comunicação (IVC), entre outras iniciativas. O novo site https://www.abap.com.br/ também está mais ágil e fácil de usar.
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