Americanas adota ICOM em site e app abrindo conexão direta com os surdos

Americanas adota ICOM em site e app abrindo conexão direta com os surdos

A Americanas expande sua lista de recursos de acessibilidade e inclusão, implantando a ferramenta ICOM para facilitar a comunicação com clientes deficientes auditivos e surdos. A partir de agora, o atendimento do SAC no site e no app da marca passa a contar com o serviço do ICOM, a plataforma de tradução simultânea de Libras on-line, que permite a conversa em tempo real entre surdos e ouvintes, com intermédio de um tradutor. Somando-se às demais soluções de acessibilidade disponíveis na plataforma digital da Americanas, o serviço está em linha com a estratégia da marca de oferecer um ambiente mais inclusivo para seus clientes.

Além desse novo recurso, a Americanas trabalha para melhorar a experiência das iniciativas já existentes, como o Hugo (hand talk), tradutor digital e simultâneo de Libras que torna a navegação mais acessível, e o pacote Essential Accessibility, que permite substituir o teclado e habilitar o controle por gestos.

Conhecida por oferecer tudo o que os clientes precisam, para todos os tipos de público, a Americanas busca oferecer uma plataforma ainda mais inclusiva e com soluções efetivas para atender todo tipo de cliente, seja qual for sua necessidade.

“A Americanas sempre foi conhecida por oferecer tudo o que os clientes precisam, para todos os tipos de público. Com esta nova ferramenta, buscamos oferecer uma plataforma ainda mais inclusiva e com soluções efetivas para atender todo tipo de cliente, seja qual for sua necessidade. Ainda há muito a fazer em termos de inclusão, mas temos a certeza de que estamos no caminho certo”, afirma Carlos Padilha, diretor de sustentabilidade da Americanas.

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) no último ano apontam que mais de 10 milhões de pessoas tem algum problema relacionado à deficiência auditiva no Brasil. Desse total, 2,7 milhões são considerados surdos, ou seja, incapazes de ouvir qualquer tipo de som.

“Ao atender o consumidor surdo em seu idioma, a língua brasileira de sinais, entendemos que a Americanas dá um passo importante na promoção da cidadania e da inclusão. Com a parceria com o ICOM, a marca passa a oferecer uma experiência de comunicação ágil e eficiente entre surdos e ouvintes, melhorando seus serviços e gerando mais negócios”, diz Cid Torquato, diretor executivo do ICOM.

A interação é totalmente online e ocorre de maneira simples e direta. Basta se conectar à plataforma ICOM pelo app ou site da Americanas e iniciar uma videochamada para que o intérprete faça a triangulação do atendimento. Com tradutores disponíveis durante todo o horário de atendimento do SAC (de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 18h), o tempo máximo de espera gira em torno de 90 segundos.

Além do atendimento externo, o ICOM já atende mais de 100 funcionários surdos nas demandas de RH de centros de distribuição da Americanas.

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