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Como atrair candidatos surdos para a empresa

11/05/202131/08/2021Por AME0 likes77
Como atrair candidatos surdos para a empresa

Faltam oportunidade no mercado de trabalho para pessoas surdas. São muitos os desafios, desde a invisibilidade que este grupo sofre nos processos seletivos à jornada de trabalho excludente dentro da empresa.  Como exemplo, temos a ausência de intérpretes para realização de entrevistas de emprego em libras, bem como para a comunicação do funcionário surdo na relação com colegas e superiores dentro da organização.

Na verdade, o processo excludente antecede a fase de busca por emprego, sendo percebida ao longo da vida da pessoa surda, na educação, no acesso à informação e entretenimento, bem como acesso à serviços básicos e de consumo, pois não há meios, na maioria desses ambientes, que promovam uma comunicação plena entre surdos e ouvintes.

Sem meios onde os surdos possam se comunicar e mesmo se informar sobre o que acontece ao seu redor, eles são excluídos de importantes processos decisórios e ficam fora de debates coletivos, por exemplo.

O mesmo acontece no mercado de trabalho, onde as ofertas de vagas só são noticiadas em mídias ou formatos que contemplem pessoas ouvintes ou, em alguns casos, surdos oralizados, deixando boa parte da comunidade surda de fora.

Portanto, se a sua empresa precisa melhorar as formas de divulgação de vagas com o objetivo de atrair pessoas surdas e implementar uma cultura diversa e inclusiva na organização, este texto vai trazer dicas importantes sobre como planejar ações acessíveis, desde a  divulgação do cargo até a realização da entrevista de emprego usando libras.

calcular nível de inclusão

Panorama dos surdos no Brasil

Segundo o IBGE, os surdos já somam mais de dez milhões de pessoas no território brasileiro, sendo um pouco mais da metade composto por idosos de 60 anos ou mais. Significa que a outra metade é composta por adultos e crianças.

Deste quantitativo geral, 30% são completamente surdos dos quais, por sua vez, metade adquiriu a deficiência desde o nascimento. Assim, essa parcela não é oralizada e depende exclusivamente da língua brasileira de sinais para se comunicar.

Diante da diversidade e tipos de surdez que existe na população, empresas acabam negligenciando alguns subgrupos em seus processos seletivos, uma vez que não possuem preparo ou recursos para lidar com os diferentes tipos de surdos.

Notadamente, os surdos não oralizados são os mais atingidos e invisibilizados nesse processo, pois algumas empresas ainda relutam na adoção de estratégias e práticas que viabilizem a comunicação entre o surdo e a organização, seja na ponta, como cliente, ou internamente, como funcionário.

Desafios dos surdos nos recrutamentos de empresas

Os entraves na colocação do surdo no mercado de trabalho começam na busca por essa tão sonhada vaga. A falta de uma comunicação digital acessível, faz com que os surdos percam muitas oportunidades de emprego, não é por desqualificação, mas porque não teve como ler ou interpretar a mensagem divulgada.

Mesmo surdos oralizados que conseguem fazer leitura labial ou ler texto escrito, são excluídos quando o anúncio acontece por meio de vídeo sem legenda ou sem a possibilidade de fazer leitura labial, seja pela ausência de pessoas no vídeo ou pessoas que falam com muita rapidez.

Quando conseguem se inscrever no processo seletivo, enfrentam novo desafio que é passar por um recrutamento despreparado para as suas necessidades. Sem intérprete de libras, sem condições de leitura labial, reduzindo suas chances de conseguir a vaga porque não teve meios de expor suas qualidades durante a entrevista de emprego e testes de aptidão.

Quando empregados, sofrem com discriminação e exclusão dos colegas que não conseguem se comunicar, além de serem sub utilizados no emprego, sendo tratado com capacitismo pelo gestor.

Como tornar meu processo seletivo acessível

Para reverter esse quadro ainda vivenciado no Brasil por muitos surdos, basta adotar ferramentas de tecnologia assistiva que dêem condições ao surdo de se expressar e desempenhar suas atividades com autonomia e independência, mostrando suas capacidades e potencialidades para o trabalho.

Divulgação acessível

Como sabemos, o processo de captação de novos funcionários começa pela divulgação da vaga nos meios oficiais e, em alguns casos, mídia externa. Se é intenção da empresa contratar pessoas surdas, tais meios de anúncio devem contemplá-las nessa mensagem.

Assim, se vai produzir materiais em texto, que sejam mais visuais e possuam ilustrações ou ícones que possam facilitar a compreensão dos surdos não oralizados.

Do mesmo modo, se for utilizar o formato de vídeo para divulgar as vagas, certifique-se de que todos os vídeos possuam, no mínimo, a legenda e um intérprete de libras traduzindo a mensagem para aqueles que não foram alfabetizados na língua portuguesa.

O importante é que a mensagem possa ser acessada por todos, independente do seu grau de surdez.

Entrevista de emprego em libras

No processo de recrutamento, quando os candidatos forem classificados para uma outra fase do seletivo. Garanta meios também de o candidato surdo conseguir expor suas ideias e se expressar sem dificuldade. Conheça suas necessidades auditivas e conte com um intérprete para que a entrevista de emprego seja realizada em libras.

O intérprete também deve acompanhar o candidato durante todo o processo. Não tem condições de contratar um intérprete de libras? Não tem problema, já existem no mercado um serviço de central de intérprete que atende em todo o país por vídeo-chamada, dando mais dinamismo e assertividade à comunicação entre surdos e ouvintes nos vários ambientes sociais.

Adote tecnologias assistivas na empresa

Se a intenção é implementar uma cultura inclusiva na empresa, a adoção das tecnologias assistivas, como uma central de intérpretes, não deve se resumir ao momento da realização da entrevista. Pelo contrário, deve se estender à rotina do novo funcionário para que ele tenha uma jornada de trabalho produtiva que respeite e acolha suas limitações, sem tratar com capacitismo e exclusão.

Em resumo, empresas que promovem uma real política de inclusão social não só cumprem o que é estabelecido pela LBI, como fomentam a luta contra a desigualdade social que assola o país.

Como resultado, a empresa tem uma imagem agregada à responsabilidade social e ao respeito e promoção dos direitos humanos, uma equipe diversificada e engajada com o trabalho que realiza, posto que é dada a ela a oportunidade de trabalhar com autonomia, além de obter vantagem competitiva no mercado, com o posicionamento inclusivo que decidiu adotar.

Quer saber mais? Nós criamos um guia para tornar a sua empresa mais inclusiva. Cadastre-se no formulário para fazer download dele agora mesmo!

 

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