Central de Intermediação em Libras em pleno funcionamento no ES

janela de libras

Estado do Espírito Santo lança programa de capacitação para que servidores possam se inteirar sobre todos os recursos da CIL

Nesta semana, a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) do Estado do Espírito Santo lançou, por meio da Gerência de Políticas para a Pessoa com Deficiência, um programa de capacitação para que os servidores públicos (tanto estaduais quanto municipais) dominem todos os recursos oferecidos pela Central de Intermediação em Libras (CIL-ES) que acaba de ser implementado no estado. As atividades – ministradas pela gerente de Políticas para a Pessoa com Deficiência da SEDH, Carline Santos Borges, e pela coordenadora de operações da AME, Andréa Venancino— são dirigidas a  servidores das áreas de Saúde, Assistência Social, Segurança Pública, Justiça e Bancos Estatais e estendem-se até 15 de dezembro. “Essa capacitação aborda desde o histórico das pessoas com deficiência até a importância do serviço para a pessoa surda e as maneiras de utilizá-lo. Além disso, temos disponibilizado tempo para as perguntas e comentários dos servidores. Tem sido essencial para que tenhamos um bom funcionamento do novo serviço do Governo”, afirma Carline Santos Borges.

A Central de Intermediação em Libras (CIL-ES) é um serviço de tradução simultânea oferecido pela AME, organização da sociedade civil que atua para favorecer a inclusão de pessoas com deficiência nos diversos setores da sociedade. A CIL-ES viabiliza a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes, via videochamada, de forma gratuita; e o dispositivo digital já está em pleno funcionamento em todo o território do Espírito Santo.

O recurso pode ser utilizado para a prestação de informações sobre atividades públicas, por meio de imagem em tempo real entre intérpretes da central e pessoas com deficiência auditiva e/ou surdas usuárias de Libras. Este serviço estará disponível 24 horas por dia para atender às situações de emergência, e os intérpretes trabalharão em regime de plantão sete dias por semana, inclusive nos feriados.

A CIL-ES representa um avanço para a inclusão social das pessoas usuárias de Libras, garantindo o desenvolvimento da autonomia e potencialidade de cidadãos e cidadãs com deficiência auditiva e/ou surdez.

Formas de acessar a CIL-ES:

  • Fazendo o download do aplicativo ICOM, disponível para sistemas iOS, Android e Windows;
  • Pela página do CIL-ES, onde bastar clicar em “AQUI” (o acesso já direciona para uma videochamada);
  • Pelo site Conecta Cidadão;
  • Utilizando os QR Codes disponíveis nos equipamentos públicos no Estado do Espírito Santo (basta apontar a câmera do celular para a imagem e o aparelho encaminhará para a video-chamada).

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Skip to content
Close Bitnami banner
Bitnami