Estado do Espírito Santo lança programa de capacitação para que servidores possam se inteirar sobre todos os recursos da CIL
Nesta semana, a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) do Estado do Espírito Santo lançou, por meio da Gerência de Políticas para a Pessoa com Deficiência, um programa de capacitação para que os servidores públicos (tanto estaduais quanto municipais) dominem todos os recursos oferecidos pela Central de Intermediação em Libras (CIL-ES) que acaba de ser implementado no estado. As atividades – ministradas pela gerente de Políticas para a Pessoa com Deficiência da SEDH, Carline Santos Borges, e pela coordenadora de operações da AME, Andréa Venancino— são dirigidas a servidores das áreas de Saúde, Assistência Social, Segurança Pública, Justiça e Bancos Estatais e estendem-se até 15 de dezembro. “Essa capacitação aborda desde o histórico das pessoas com deficiência até a importância do serviço para a pessoa surda e as maneiras de utilizá-lo. Além disso, temos disponibilizado tempo para as perguntas e comentários dos servidores. Tem sido essencial para que tenhamos um bom funcionamento do novo serviço do Governo”, afirma Carline Santos Borges.
A Central de Intermediação em Libras (CIL-ES) é um serviço de tradução simultânea oferecido pela AME, organização da sociedade civil que atua para favorecer a inclusão de pessoas com deficiência nos diversos setores da sociedade. A CIL-ES viabiliza a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes, via videochamada, de forma gratuita; e o dispositivo digital já está em pleno funcionamento em todo o território do Espírito Santo.
O recurso pode ser utilizado para a prestação de informações sobre atividades públicas, por meio de imagem em tempo real entre intérpretes da central e pessoas com deficiência auditiva e/ou surdas usuárias de Libras. Este serviço estará disponível 24 horas por dia para atender às situações de emergência, e os intérpretes trabalharão em regime de plantão sete dias por semana, inclusive nos feriados.
A CIL-ES representa um avanço para a inclusão social das pessoas usuárias de Libras, garantindo o desenvolvimento da autonomia e potencialidade de cidadãos e cidadãs com deficiência auditiva e/ou surdez.
Formas de acessar a CIL-ES:
- Fazendo o download do aplicativo ICOM, disponível para sistemas iOS, Android e Windows;
- Pela página do CIL-ES, onde bastar clicar em “AQUI” (o acesso já direciona para uma videochamada);
- Pelo site Conecta Cidadão;
- Utilizando os QR Codes disponíveis nos equipamentos públicos no Estado do Espírito Santo (basta apontar a câmera do celular para a imagem e o aparelho encaminhará para a video-chamada).
Leave a Reply