Clique aqui para acessar o artigo na Folha de S.Paulo ou leia abaixo trechos que destacamos aqui
“Temos que garantir investimentos em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias assistivas, na forma de produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias e serviços que objetivem promover o protagonismo da pessoa com deficiência, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social”, destaca o artigo, assinado também pela jornalista Ciça Cordeiro.
Ainda segundo o artigo, estamos vivendo um processo de valorização da diversidade humana de forma nunca vista, trazendo novos horizontes e perspectivas para vários grupos de direitos. Um “mundo novo” se abre para essas pessoas, mais acessível, diverso e inclusivo.
Nesse contexto, aborda o artigo, encontramos uma relação intrínseca entre acessibilidade e sustentabilidade, inclusive quando nos conscientizamos de que a deficiência, permanente ou temporária, é inerente à vida humana, provocada não somente por causas externas, como violência e acidentes, mas também pelo próprio envelhecimento natural, que limita nossas capacidades sensoriais e motoras. Temos que encarar deficiência sob outras óticas, dando o devido valor à acessibilidade ao longo da vida.
Acessibilidade é fundamental para a estruturação de sociedades realmente sustentáveis. Em 2012, o então secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, em mensagem para o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência —celebrado nesta sexta-feira (3)—, disse que a “acessibilidade é crítica para que seja conseguido o futuro que queremos”. Ou seja, acessibilidade, inclusão, diversidade e sustentabilidade são conceitos essencialmente interligados e interdependentes, sem os quais não venceremos os desafios humanos e ambientais que colocam em xeque o futuro do planeta.
Por isso, diz o artigo, é preciso promover acesso e acessibilidade à informação, à comunicação, aos sistemas de tecnologia, a serviços e instalações públicas ou privadas, ao lazer, ao trabalho, à saúde e à educação, com segurança e autonomia, o que beneficiaria a todos, sem exceção.
Leave a Reply