ICOM chega ao Espírito Santo favorecendo cidadãos surdos que precisam acessar serviços públicos no estado

ICOM chega ao Espírito Santo favorecendo cidadãos surdos que precisam acessar serviços públicos no estado

O governador do Estado, Renato Casagrande, lançou no dia 22 de novembro a Central de Intermediação em Libras (CIL-ES), serviço de tradução simultânea que viabiliza a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes, por meio de videochamada, de forma gratuita. 

A CIL-ES representa um avanço para a inclusão social das pessoas usuárias de Libras, garantindo o desenvolvimento da autonomia e potencialidade de cidadãos com deficiência auditiva completa. “Em um país tão desigual, temos que buscar mecanismos para a inclusão todos os dias. Sabemos das desigualdades que existem na sociedade, por isso precisamos dar oportunidade às pessoas com mais necessidade. Esperamos que a Central de Intermediação em Libras seja uma ação permanente no Espírito Santo, atendendo à toda população que necessita. Temos uma profissional em Libras no aplicativo 24h por dia realizando esse serviço”, explicou o governador Renato Casagrande.

A CIL-ES já está em operação. Os cidadãos que falam Libras podem se beneficiar do serviço ao acionar equipamentos públicos como bancos estatais, fóruns, delegacias, hospitais públicos, serviços básicos de saúde públicos, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), entre outros que prestam serviço à comunidade dentro do território do Espírito Santo.

Para acessar a CIL-ES é preciso baixar o aplicativo ICOM, disponível para sistemas iOS, Android e Windows. Clique aqui para baixar agora.

Para saber mais sobre o CIL-ES clique aqui e acesse a página Conecta Cidadão.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Skip to content
Close Bitnami banner
Bitnami