Educação bilíngue de surdos, como modalidade independente, agora faz parte da LDB

Educação bilíngue de surdos, como modalidade independente, agora faz parte da LDB

O governo federal sancionou a Lei 14.191, de 2021, que insere a Educação Bilíngue de Surdos na Lei Brasileira de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei 9.394 de 1996) como uma modalidade de ensino independente — antes era parte da educação especial. Entende-se como educação bilíngue aquela que tem a língua brasileira de sinais (Libras) como primeira língua e o português escrito como segunda. 

O texto havia sido aprovado em maio pelo Senado e, em 13 de julho, pela Câmara. Agora, com a sanção da lei, a educação bilíngue será aplicada em escolas bilíngues de surdos, classes bilíngues de surdos, escolas comuns ou em polos de educação bilíngue de surdos. O  público alvo será de educandos surdos, surdocegos, com deficiência auditiva sinalizantes, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com deficiências.

Segundo a nova lei, a modalidade de ensino deverá ser iniciada na educação infantil e se estender ao longo da vida. Assim, as escolas deverão oferecer serviço de apoio educacional especializado para atender às especificidades linguísticas dos estudantes surdos, o que não impedirá que esse aluno faça matrícula em escolas e classes regulares de acordo com o que decidirem os pais, os responsáveis ou o próprio aluno.

Entre as medidas previstas, o projeto também prevê a oferta, aos estudantes surdos, de materiais didáticos e professores bilíngues com formação e especialização adequadas, em nível superior. Além disso, os sistemas de ensino devem desenvolver programas integrados de ensino e pesquisa para oferta de educação escolar bilíngue e intercultural aos estudantes surdos. A União será responsável por conceder apoio técnico e financeiro para esses programas, que serão planejados com a participação das comunidades surdas, de instituições de ensino superior e de entidades representativas dos surdos. Fonte: Agência Senado

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Skip to content
Close Bitnami banner
Bitnami